quinta-feira, 11 de abril de 2019

LUTO REGIONAL


ADEUS ZÉ MIRANDA

 Aos 69 anos de idade, faleceu na tarde de quarta-feira (10), José Antônio Miranda, o popular radialista Zé Miranda. A voz marcante do “Cantar do Galo”, mais antigo programa da Rádio Cabocla de Artur Nogueira, faleceu em sua residência, após problemas cardíacos.

Nascido em Cosmópolis, nas colônias da Usina Ester, mudou-se para Artur Nogueira ao casar-se com Silvia Rossi Miranda, o casal teve os filhos Lilian Rose Miranda e Leilson Jose Miranda (falecido). O sepultamento foi realizado na tarde desta quinta-feira (11), no Cemitério Municipal de Artur Nogueira.

O cosmopolense de nascimento, escolheu Artur Nogueira como seu novo berço, falecendo na data enaltecida ao município. Zé Miranda, era considerado pelos ouvintes, como a “a voz de Artur Nogueira”, sendo um dos principais representantes do município no rádio paulista.

Durante quase 30 anos, estando grande parte na Rádio Cabocla, foi uma das vozes mais ouvidas da região e Sul de minas.

Reconhecimento comprovado pelas inúmeras ligações e cartas recebidas, líder entre o público sertanejo da emissora. Interruptamente, estava no ar desde a inauguração da emissora no início dos anos 1990.

A risada espontânea e inconfundível, o timbre grave da voz, marcaram as manhãs radiofônicas por décadas. Percursor dos programas sertanejos em Artur Nogueira, realizava diariamente suas audições às 5h da madrugada, anunciando a alvorada, ao som das duplas e o icônico cantar do galo.

Às 6h, o momento religioso, enaltecido à fé Católica em Nossa Senhora, com as participações de amigos como Santo de Faveri, Pino Rosseti, Fátima de Oliveira e padres da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.

O galo canta (surge o som do cantar, captado no sítio de amigos), a hora Zé Miranda anunciava: “Belezera, belezura de dia, são pontualmente cinco horas no berço da amizade!!’’.
Uma curiosidade, Zé Miranda era aposentado como relojoeiro e ourives, um verdadeiro mestre no minucioso ofício.

Os sinceros sentimentos aos familiares, amigos e os incontáveis milhares de ouvintes do “Cantar do Galo”.

Sempre brincalhão, dizia que os pés eram rachados. “Meus pés são uma "beirada" vermelha e outra de cana”. Alusão aos apelidos futebolísticos entre as cidades, “pé vermeio”, Artur Nogueira, e “pé de cana”, Cosmópolis.

Assim, estão consternados pela perda, cosmopolenses e nogueirenses.

O sentimento da saudade, traz no fundo do peito as lembranças do Zé e seu “Cantar do Galo”. Programa que marcou época no rádio, sendo sua voz e modas, os fundos musicais na história de gerações da região, principalmente de Cosmópolis e Artur Nogueira.
Vá em paz Zé Miranda!!!

Texto Adriano da Rocha
Foto Acervo Rádio Cabocla FM

Comentários
0 Comentários

Sem comentários: